Sobre o painel
Dados sobre a disponibilidade e a ocupação de leitos estão entre os indicadores mais importantes para monitorar a Covid-19 no país. Portanto, é fundamental que estejam disponíveis e atualizados e sejam consistentes.
Apesar da obrigatoriedade de preenchimento diário do Censo Hospitalar já em abril de 2020 (instituída pela Portaria no. 758/2020 do Ministério da Saúde), esse dado seguiu sem qualquer divulgação pelo governo federal até outubro do mesmo ano, quando uma versão preliminar foi disponibilizada por meio de uma API (Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicação). Esse método, embora interessante para cientistas de dados e pessoas com conhecimento de linguagens de programação, é inacessível para a maior parte dos usuários, pois não havia uma planilha para download em CSV ou XLSX.
Somente em março de 2021 que o Ministério da Saúde passou a publicar uma versão em planilha no OpenDataSUS, contendo a série histórica dos dados. No entanto, o arquivo disponibilizado não contém todos os dados da API, como a quantidade de leitos ofertados em cada estabelecimento, que permite calcular de fato a taxa de ocupação. Além de prejudicar o cálculo da taxa de ocupação, a inexistência desses campos na base de dados impede o acompanhamento de expansão de leitos ao longo do tempo.
Atualizado diariamente, este painel é alimentado pelos dados obtidos por meio da API. Além de oferecer uma “fotografia” sobre a qualidade do preenchimento dos dados do Censo Hospitalar, o painel também disponibiliza a série histórica dos dados, com todas as variáveis da API, a partir de 23 de fevereiro de 2021.